sábado, 11 de junho de 2011


VIVER EM FAMÍLIA
    Analisando, em O Livro dos Espíritos, a Lei de Sociedade – uma das leis morais emanadas do Criador – Kardec pergunta aos Espíritos superiores se os laços de família poderiam ser considerados uma lei da Natureza, a que eles respondem:

[...] Há no homem alguma coisa mais, além das necessidades físicas: a necessidade de pro-
gredir. Os laços sociais são necessários ao progresso e os de família tornam mais aperta-
dos os laços sociais: eis por que os laços de família são uma Lei da Natureza. Quis Deus,
dessa forma, que os homens aprendessem a amar-se como irmãos1.


      Aprofundando, ainda mais, a análise desse assunto, pergunta Kardec: Qual seria, para a sociedade, o resultado do relaxamento dos laços de família? – “Uma recrudescência do egoísmo”,2 respondem os Espíritos superiores.

     Observa-se, dessa forma, que o núcleo familiar é a base da formação da sociedade. Uma família bem constituída, presidida pela prática do amor, da solidariedade e da fraternidade autênticas, com respeito recíproco voltado ao bem de todos, reflete positivamente em benefício da sociedade em geral, construindo um ambiente de paz, de união e de progresso.

     Cabe a cada um dos participantes do núcleo familiar, naturalmente, a responsabilidade de construir e preservar a harmonia doméstica. E essa responsabilidade é maior para com o casal formador da família que, renunciando a qualquer capricho pessoal, deve se dedicar com pleno amor aos filhos que gerou, dando-lhes segurança afetiva, formação básica para o trabalho e um sentido nobre para a sua existência.

     Como observa o próprio Codificador:
Mas, na união dos sexos, ao lado da lei divina material, comum a todos os seres vivos, há outra lei divina, imutável como todas as leis de Deus, exclusivamente moral: a lei de amor. Quis Deus que os seres se unissem não só pelos laços da carne, mas também pelos da alma, a fim de que a afeição mútua dos esposos se transmitisse aos filhos, e que fossem dois, e não somente um, a amá-los, a cuidá-los e a fazê-los progredir.3

     O melhor, mesmo, é viver e conviver em família. Construamos e fortaleçamos, mais, os seus laços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário