segunda-feira, 7 de janeiro de 2013



O ENSINO MORAL
O ser humano necessita educar-se em todos os aspectos. Porém, se não atender ao chamado da Educação Moral, suas conquistas serão sempre incompletas.

A nossa atualidade, tão efervescente de novidades tecnológicas, está vivendo em clima de tristeza espiritual, porque algumas mentes menos avisadas, acham mais conveniente uma solução bélica, em vez de uma paz que demande boa vontade e atitudes fraternas.
A evolução é o caminho obrigatório para todos nós, mas, o homem não conseguirá evoluir se descuidar do aprendizado moral.
Na Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos a definição perfeita do que seja o ensino moral. Ali, está escrito que os homens podem discordar quanto às questões religiosas, às praticas e aos dogmas da igreja, mas, ninguém conseguirá atacar a moral pregada por Jesus.

Algumas pessoas podem até não entender em profundidade o que Jesus veio ensinar, pois conforme suas próprias palavras, muitos não estavam preparados para compreendê-lo. Na verdade, ainda hoje isto acontece. Todos admiram a moral evangélica e exaltam a sua prática, mas, poucos a conhecem a fundo e muitos não conseguem viver sob as suas regras.
A moral ensinada pelo Mestre Jesus é simples e a base encontra-se na consciência do próprio homem, que infelizmente, não permite que esta planta se desenvolva plenamente. O Mestre dos Mestres nos ensinou que: “devemos amar ao próximo como a nós mesmos”.

Nesta regra está certamente a nossa maior dificuldade, porque ainda desconhecemos o que seja “amar”, no sentido evocado por Jesus.

Falamos de amor, mas não sabemos usar esta energia maravilhosa. Por mais paradoxal que pareça, somos algozes de nós mesmos, a partir do momento em que descuidamos de zelar pela nossa veste física, tornando-nos muitas vezes enfermiços por conta de pensamentos negativos e ações infelizes.
Claro está que, se não conseguimos resguardar a roupagem que o Pai nos concedeu, como vamos amar o nosso próximo?!?!
As coisas de Deus são simples e claras. Nós é que complicamos tudo, quando nos arvorarmos em legisladores do que ainda conhecemos tão pouco. Pensando desta forma, chegamos à conclusão que devemos acelerar o nosso estudo moral, para que todos possamos vibrar em sintonia com as Leis Divinas, colaborando para uma vida mais sadia, tanto no sentido físico como espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário