domingo, 14 de abril de 2013

EVANGELHO NO LAR NOS DIAS ATUAIS


Na atualidade terrestre, observamos um panorama desolador, um mundo que parece estar sempre em crise, onde as noções do dever bem cumprido com responsabilidade e correção são valores pertencentes ao passado.


Diante do extraordinário desenvolvimento dos meios de comunicação, que proporciona a milhares de expectadores o acesso a informações globais quase que instantaneamente, percebemos um apelo significativo de promiscuidade sexual, à violência reinante em muitos recantos do orbe terrestre, o acesso fácil às drogas, aos vícios de diversas naturezas, a vadiagens e suntuosidades adquiridas de forma ilícita e até de forma violenta, como sendo valores expressivos de autenticidade existencial.


Como podemos nos defender nesse contexto atual e universal?


Como desenvolver um senso crítico objetivando gradativamente criarmos defesas pessoais para sempre decidir de forma consciente e construtiva?...


As respostas sempre estiveram ao nosso alcance, entretanto, não as percebemos como deveríamos nem as aplicamos de forma consciente e adequada; todas elas estão contidas na beleza incomparável das máximas verdades singelas, citadas e descritas nos ensinamentos evangélicos narrados e vivenciados por Jesus.


Poderiam perguntar alguns: quem não conhece a beleza do Evangelho do novo testamento?


Evidentemente que muitos conhecem o Evangelho, aliás, muitos os têm até decorado versículo a versículo, todavia, as adequadas interpretações desses ensinamentos é que são a chave e o caminho para compreensão e aplicabilidade às realidades morais que vivenciamos no nosso dia a dia.


Na história da humanidade e em função dos riscos potenciais a que todos estamos submetidos na atualidade, consciente ou inconscientemente, talvez, nunca tenha sido tão urgente e imperiosa essa visão da aplicação desses aspectos morais do Evangelho cotidianamente.


O culto do Evangelho no Lar é uma maneira de reunir a família em torno de um objetivo comum que é o de conhecer essa poesia sublime que alcança o coração de todos. À luz dos ensinamentos de Jesus, estreitamos nossas ligações afetivas transformando o nosso lar num posto de luz, de segurança, de paz, de equilíbrio, força e alegria para todos.


O trabalho de evangelização é gradativo, paciente e perseverante. A leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo, pelo menos uma vez por semana e de forma sistemática, propicia à inteligência a gota de Luz da revelação Cristã, transformando o nosso entendimento em ação de maneira imperceptível, proporcionando a cada membro familiar tributos salutares de benefícios pessoais e por extensão às demais pessoas de nossa convivência.


A palavra de Jesus soou primeiramente sob o teto simples de Nazaré e, estará se fazendo ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo de nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos compete nos tempos atuais.


O culto doméstico da leitura sistemática do Evangelho Segundo o Espiritismo é fonte real da medicina preventiva, sustentando as bases do equilíbrio físiopsíquico de todos os integrantes do nosso círculo familiar, só assim é que vamos conseguir construir um mundo mais fraterno, mais solidário, mais positivo, e principalmente estaremos investindo no nosso destino fortalecendo os nossos corações para enfrentarmos as adversidades com mais confiança atendendo e participando ativamente nos desígnios das leis morais do nosso Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário